«Querido leitor, escrevo-te da Montanha, do sítio onde medram as raízes deste blogue»

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Serra do Larouco- “Subida ao Deus Larouco”

11 de Maio

Passados 7 meses após uma memorável caminhada pelos trilhos da Serra do Ourigo, e de pela primeira vez ter observado e contemplado a imponente Serra do Larouco, finalmente concretizou-se um desejo desde então secretamente ambicionado: subir ao cume daquela que é a terceira montanha mais alta de Portugal continental (logo a seguir à Serra da Estrela e Gerês).
Optamos por subir a montanha pela vertente sul, tendo como ponto de partida a tipicamente barrosã aldeia de Gralhas, localizada no sopé da montanha. Ainda acabávamos de dar os primeiros passos e já pressentíamos que não podíamos ter escolhido uma melhor altura para a subida ao cume do Larouco: O dia apresentava-se soalheiro, o céu limpo e o ar “lavado” permitiam uma óptima visibilidade, uma brisa suave e fresca trespassava as encostas da montanha, e a serra, essa, estava absolutamente divinal! A serra voltava a ganhar vida, despontando de um longo período de hibernação, e por todo o lado assistíamos a uma autêntica explosão de cores e cheiros. As outrora gélidas e áridas encostas da montanha encontravam-se em plena floração, o caminho era como uma espécie de tapete florido, com o tom rosa da urze a predominar, salpicado aqui e acolá pelo amarelo e branco da giesta em flor. Mas a visão e o olfacto não eram os únicos sentidos aos quais era concedido assistir a semelhante espectáculo da natureza, também a audição foi contemplada pelo constante e por vezes frenético chilrear das aves, uma pura demostração de vida…e alegria!

Perfil da Serra do Larouco visto a partir da aldeia barrosã de Gralhas

O caminho transformado num autêntico tapete florido

Pormenor de uma das inúmeras flores/plantas que encontramos pelo caminho.

Calhaus do Larouco I

Calhaus do Larouco II

Depois de uma inesperada e árdua subida (decidimos abandonar o caminho, subindo abruptamente em corta mato, ganhando rapidamente altitude), atingimos um imenso planalto, e até aqui, já bem acima dos 1400 metros, o jardim do éden continuava, com pequenas flores a atapetar o solo. O marco geodésico do Larouco estava ali mesmo, a escassos metros, mas as vistas, essas, prolongavam-se para bem longe dali! Por mais estranho que isso possa parecer, do topo do Larouco todas as outras montanhas acabam por perder toda a sua imponência e altivez. Ourigo, Barroso, Cabreira, Gerês, Soajo e Peneda, surpreendentes, misteriosas, selvagens e bravias quando caminhamos no seu seio materno, mais parecem como que pequenos e enfadonhos montes dispersos ao longo de um perfil austero e dominador: o Larouco.

Sobe, sobe, montanheiro sobe…

Mesmo nas encostas mais expostas aos elementos a vida despontava

Em baixo é possível ver o camimnho que havíamos deixado para trás... mas que boa trepadela!

Já bem acima dos 1400 metros de altitude o jardim do éden continuava

Albufeira do Alto Rabagão (Pisões). No canto direito da imagem encontra-se a vila de Montalegre

Vale do Alto Cávado. Ao fundo, no canto esquerdo da imagem podemos ver as montanhas da Serra da Cabreira, no canto direito as montanhas da Serra do Gerês

Aldeia raiana de Sendim, ao fundo a Albufeira de Sallas. Bem mais longe encontram-se as Serras do Soajo e Peneda

Findo o repasto, era altura de iniciar a descida até à aldeia de Gralhas, mas não sem antes treparmos até ao Larouquinho. Embora o marco geodésico do Larouco indique o (suposto) ponto de maior altitude da serra, a verdade é que o ponto mais alto encontra-se precisamente algumas centenas de metros ali mesmo ao lado: o morro do Larouquinho. Um pouco mais abaixo acabamos por apanhar o estradão de terra batida que parte da aldeia de Padornelos, percorrendo-o durante algumas centenas de metros para pouco depois flectirmos na direcção sul, deixando o estradão para trás. Gralhas ali estava, completamente estendida naquele imenso e florido planalto. A descida acabou por ser efectuada num bom ritmo, apesar do mau estado do caminho, e onde ao virar de cada curva os “calhaus” do Larouco continuavam a surpreender-nos com as suas estranhas e enigmáticas formas. Ora emergiam abruptamente das profundezas da terra, ora surgiam em actos de puro exibicionismo.

E lá íamos nós para mais uma trepadela, desta vez rumo ao verdadeiro cume da Serra do Larouco, o morro do Larouquinho

Calhaus do Larouco III

Calhaus do Larouco IV

Com o calor a começar apertar, fomos de encontro à frescura dos bosques que envolvem os lameiros

Um belo exemplar de Abrótega

A foto de quem é demasiado fiel para desistir

E assim terminava mais uma bela jornada por esses montes fora

Antes de iniciarmos a viagem de regresso a casa, ainda travamos agradáveis conversas com alguns locais, e, lá está, fomos petiscar alguma coisa ao “Café 25”. Aquelas bejecas geladinhas, com aqueles tremoços e amendoins salgados souberam-nos divinamente! Um bom ensaio para o que viria a desenrolar-se mais à noite… mas sobre isso é melhor não falar… L